Trambioca Educação

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARCARENA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
SETOR DE PROGRAMAS E PROJETOS
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
PREFEITO LAURIVAL CAMPOS CUNHA (TRAMBIOCA)

















PROJETO “O LIBERAL NA ESCOLA”
COORDENADORA: PROFª. LUCIENE DA SILVA COUTINHO
















BARCARENA-PARÁ
ANO 2011



JORNAL NA ESCOLA: FORMANDO LEITORES CRÍTICOS



1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 – Delimitação do tema

O Projeto Liberal na Escola foi elaborado, visando oferecer aos alunos oportunidades de melhor desenvolver suas competências de leitura e escrita, pois o cidadão ativo e consciente certamente é aquele que melhor consegue realizar uma leitura de mundo que o possibilite tornar-se um agente transformador, construtor da própria história. Formar leitores qualificados é a meta do projeto 'O Liberal na escola', seu conteúdo diverso, bem planejado e trabalhado em sala de aula, poderá promover a formação de grupos de sujeitos pensantes, melhorando ainda a qualidade do ensino, estimulando a criatividade, levando informação, aproximando o aluno da leitura, oportunizando-lhe a habilidade de ler e escrever com competência. O professor mediará esse processo de qualificação de leitores.
Dessa forma, sendo a leitura relevante na construção do conhecimento de todos os indivíduos, pensamos então, que uma sociedade só se desenvolve de forma integral, através da cultura e informação.
Segundo Paulo Freire a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra.
A leitura do seu mundo foi sempre fundamental para a compreensão da importância do ato de ler, de escrever ou de reescrevê-lo, e transformá-lo através de uma prática consciente como enfatiza Paulo Freire:


“Não basta saber ler que Eva viu a uva. É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Paulo Freire (Educação na Cidade, 1991.)



1.2 – Público alvo

Educadores e alunos da rede pública do segmento de 5ª a 8ª séries do ensino fundamental. Alunos regularmente matriculados na Escola Laurival Campos Cunha – Ilha Trambioca. O objetivo visa formar leitores críticos com competência na desenvoltura com a leitura e conseqüentemente na escrita.



1.3 – Período

O projeto será desenvolvido no 2º semestre de 2011, dividindo-se em etapas perpassadas por atividades de leituras, produções textuais e revisão de acordo com o gênero trabalhado com o jornal em sala de aula.


1.4 – Local

O projeto se desenvolverá dentro do ambiente escolar, nas áreas que melhor atendam as expectativas do trabalho do professor.


2. JUSTIFICATIVA
A leitura é um modo de aprender a ver o mundo com outros olhos, ilimitando horizontes.
Alguns indivíduos pensam que ler é apenas compreender o que está sendo dito, mas a leitura vai, além disso. Ler é compreender também o não dito, o implícito no texto, o que é dito nas chamadas entrelinhas. Aquele que consegue entender o sentido das palavras, das pausas, dos silêncios e da pontuação é um leitor competente.
A leitura proporciona o conhecimento das forças e relações que regem o mundo, possibilitando o exercício da crítica.
A leitura proporciona o prazer libertário, possibilita a mudança, a ruptura. Logo, só quem lê realmente sabe transformar a informação adquirida com a leitura em conhecimento.
É importante incitar nos estudantes o gosto pela leitura fazendo com que ela seja fonte de prazer e realização pessoal e que mais do que um grupo de palavras, o texto deve ter um objetivo e uma mensagem a ser transmitida ao leitor. Essa competência, por sua vez, será construída pelas práticas de leitura presentes dentro da sala de aula, com a finalidade de formar leitores e produtores de textos aptos para o manejo claro e definido de diversos gêneros textuais.
Segundo as orientações dos PCNs:



“Um leitor competente é alguém que, por iniciativa própria, é capaz de selecionar, dentre os trechos que circulam socialmente, aqueles que podem atender a uma necessidade sua. Que consegue utilizar estratégias de leitura adequada para abordá-los de formas a atender a essa necessidade”. (PCN de Língua Portuguesa de 5ª a 8ª Série, 1998; p. 15)
.


Souza,(1992,p.22)afirma:

“Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com as circunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade”.

Outro aspecto destacado pelos PCNs é que a escola “deve organizar-se em torno de uma política de formação de leitores. Todo professor, não apenas o de Língua Portuguesa, é também professor de leitura”.
“O professor deve permitir que também os alunos escolham suas leituras. Fora da escola, os leitores escolhem o que lêem. É preciso trabalhar o componente livre da leitura, caso contrário, ao sair da escola, os livros ficarão para trás”. (PCNs, 1998; p. 17)

O jornal pode auxiliar significativamente neste processo, já que ele é um meio de comunicação importante e atual que pode ser utilizado em sala de aula. Cabe ao professor permitir que o estudante o conheça mais profundamente, sinta prazer e, ao mesmo tempo, necessidade de lê-lo diariamente.
O jornal, como fonte primária de informação (FARIA, 2005) pode ser considerado um dos mais importantes instrumentos de comunicação entre alunos e professores, a escola e sociedade.
Informar os leitores de assuntos que fazem parte do seu contexto certamente despertará a curiosidade dos leitores envolvidos, principalmente se essa comunicação abordar princípios pedagógicos e de conhecimentos.
Diante do exposto, este projeto dispõe-se a enfrentar o desafio de contribuir na formação de alunos que possam ler interpretar e escrever, alunos de 5ª à 8ª série que por desventura não adquiriram esta competência no tempo determinado.
Esta deficiência possivelmente ocorra pela insuficiência de materiais de leitura no acervo escolar e nas residências tornando o ato de ler incomum na rotina da comunidade escolar da Ilha Trambioca.
Portanto, este Projeto proporcionará muitas descobertas.
O trabalho com informativos ou jornais escolares são exemplos de produções significativas que vem ganhando campo em muitas escolas, principalmente por possibilitar um universo de abordagens, principalmente quando os alunos produzem as suas próprias informações. Alunos resgatam sua auto-estima ao descobrir que sua produção pode ser trabalhada por outros colegas, valorizando ainda mais a sua produção.
O Projeto “O Liberal na Escola” visa proporcionar informações diversas, educativas a toda comunidade, onde a finalidade principal está em despertar a produção e participação direta dos alunos, desta forma desenvolvendo os mais variados tipos de habilidades.




3. CONTEÚDOS PROVÁVEIS


Barros afirma e ressalta a “multidisciplinaridade da prática da leitura, não sendo ela pertencente apenas ao universo da Língua Portuguesa, mas perpassam as demais disciplinas como a matemática, história, geografia, química, física, filosofia, sociologia e artes entre outras”. Borges (1998), por sua vez, afirma convicto que “o sucesso escolar, o sucesso profissional, a liberdade e a ascensão social, e a autonomia do cidadão, dependem, em grande parte, da capacidade de leitura”, leitura que pode ser trabalhada por todas as disciplinas, uma vez que todas elas exigem a competência do aluno como leitor-escritor.


4. OBJETIVOS

4.1 Geral

O "Projeto O Liberal na Escola" tem como pressuposto incentivar a leitura entre os estudantes a partir da utilização do jornal, entendido aqui como fonte de informações e ferramenta para o aprimoramento da leitura e interpretação, e o aperfeiçoamento da produção escrita como consequência da prática da leitura.


4.2 Específicos

4.2.1-Proporcionar a formação crítica dos alunos quanto às informações recebidas;

4.2.2- Promover o gosto pela leitura por parte do aluno;

4.2.3- Utilizar a produção do jornal para informar, comunicar, integrar e atacar os problemas relacionados à composição textual, desenvolvendo ao mesmo tempo habilidades que venham trazer informações construtivas.

4.2.4- Trabalhar informações e temas atuais;

4.2.5- Desenvolver a capacidade de procurar, organizar e apresentar as informações;

4.2.6- Oferecer ao professor um recurso de fácil acesso e alto poder de motivação para o aluno.

4.2.7- Promover a maior empatia do aluno e do professor com o jornal;

4.2.8- Integrar e inter-relacionar disciplinas e conteúdos;


5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

1ª ETAPA (Mês de Agosto)

Neste primeiro momento, o Projeto “O liberal na Escola” será apresentado ao alunado aos quais se destina. Será feito o levantamento prévio do conhecimento dos alunos quanto ao jornal, seus principais cadernos ou secções, de maneira que seja manuseado sob a observação do professor, para que seja percebida qualquer dificuldade. Os trabalhos se desenvolverão de maneira a elevar a quantidade de leitores na escola, possibilitando o acesso aos diversos gêneros textuais que o jornal contém, já promovendo o desafio por meio da leitura quanto ao interpretar (seleção, antecipação, inferência, verificação e decodificação).


2ª ETAPA (Mês de Setembro)

Nesta etapa, os alunos aperfeiçoarão a leitura aprofundando-se na interpretação dos textos lidos, observando a influência do marketing (propaganda comercial), imagens, artigos, manchetes, de modo a explicar oralmente o que entendem dessas leituras e observações. Além disso, se desenvolverão em torno dessas leituras, análise e comparação dos diversos gêneros textuais. Propõe-se que as atividades sejam em grupos de forma que os alunos apresentem e defendam suas idéias se baseando na orientação do professor.


3ª ETAPA (Mês de Outubro)

Nesta terceira etapa, com base nas leituras desenvolvidas, será proposta aos alunos a produção de textos, buscando fatos ocorridos em sua comunidade. Para tanto, poderão realizar entrevistas para o levantamento das informações. Os textos produzidos poderão ser de diversos gêneros, de acordo com criatividade do aluno. Deverão passar por revisão, nas quais serão consideradas: coerência, concordância e ortografia. Essa revisão será feita pelos grupos sob a orientação do professor.


4ª ETAPA (Mês de Novembro)

Os textos corrigidos deverão ser organizados em forma de jornal local com todos os critérios como: folha principal, manchetes, artigos, etc. Depois impressos e distribuídos para que os alunos e toda a comunidade escolar possam usufruir dos trabalhos desenvolvidos.
6. RECURUSOS DIDÁTICOS

6.1. Caderno do Jornal;

6.2. Biblioteca;

6.3. Sala de aula;

6.4. Quadro branco;

6.5. Data Show;

6.6. Dicionários.


7. AVALIAÇÃO

A avaliação dar-se-á de forma processual, sistemática e continuada, levando em consideração a atuação do aluno e dos demais sujeitos envolvidos neste processo a partir dos trabalhos desenvolvidos durante o Projeto.


8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler. São Paulo: Cortez, 1992.


PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. Língua Portuguesa, de 5ª a 8ª Série,1998;p.17).


SOUZA, Renata Junqueira de. Narrativas Infantis: a literatura e a televisão de que as crianças gostam. Bauru: USC, 1992.